Toda empresa deve estar preocupada com a satisfação de seus colaboradores, pois, dela depende o seu sucesso (o da empresa claro).
Alcançar o equilíbrio entre o bem-estar do funcionário e os polpudos lucros perseguidos pela empresa não é tarefa nada fácil, seja para o RH, seja para o proprietário do negócio.
Se fizermos uma analogia à pirâmide de Maslow, poderíamos dizer que alcançar a satisfação pessoal hoje significa termos um ambiente de trabalho que 'maximize' o potencial das pessoas e não as leve ao esgotamento físico e mental, dar condições e fomentar o equilíbrio entre o labor e descanso social e familiar.
Hoje ter um ambiente de trabalho agradável, salário compatível com a função, vale alimentação, vale transporte, seguro de vida e saúde, por exemplo, correspondem às necessidades fisiológicas dos trabalhadores, notadamente daqueles mais estudados e competentes.
Falar em previdência é antever o futuro, é ter um senso extraordinário de preocupação com seus colaboradores.
Não podemos deixar de viver o presente, mas, incentivar os colabores para manterem sua dignidade ou quem sabe até desfrutarem a maior idade em grande estilo passa pela educação financeira, e, não há nada melhor hoje do que o incentivo à previdência complementar.
O plano de previdência empresarial tem os seguintes benefícios: 1) para empresa: a) demonstrar sua responsabilidade social, haja vista que grande parte da população depende de parentes ou planos do governo para sobreviver; b) demonstrar sua preocupação com o futuro das pessoas que suaram a camisa para manter e engrandecer a empresa; c) reter as pessoas mais talentosas através de incrementos no conjunto salarial feito por aportes na previdência complementar do colaborador; 2) para o colaborador: a) estimular o acúmulo de riqueza; b) dar dignidade, pois, possibilita uma aposentadoria digna para manter na velhice a qualidade de vida que teve no período produtivo. Geralmente a contratação de um plano empresarial, seja ele instituidor ou averbador, é mais vantajoso do que a contratação de um plano individual.
Existem dezenas de variáveis, como tábua atuarial, taxa de administração financeira, carregamento, regime tributário, tipo de plano, regras de saída, etc que tornam um plano de previdência melhor que o outro, e neste ponto, é indispensável a contratação de um corretor de seguros que conheça o assunto e possa lhe ajudar a decidir sobre o que contratar.
No mundo de hoje onde tudo é para ontem, onde prevalece o imediatismo, é função dos gestores incentivar e valorizar atitudes de longo prazo como a de fazer uma previdência complementar.

0 comentários:
Postar um comentário