No dia 17 deste mês completarei 10 anos de prestação de serviços na área de seguros e neste período aprendi que o mais importante não é estar apenas coberto por um contrato de seguro, mas, devidamente coberto.
Esta segurança somente poderá ser obtida pelo segurado se estiver contrando seguro com um vendedor-consultor e não como um vendedor-cotador.
Na minha opinião estes dois se diferenciam porque o consultor questiona o segurado acerca de seu negócio, sua vida, suas inquietações e necessidades a fim de auxiliá-lo no estabelecimento de um seguro adequado, enquanto o cotador recebe as informações, cota e apresenta seu orçamento, sem qualquer trabalho de análise.
Eu sou um vendedor-consultor e percebi isso porque não ficava contente em apresentar um orçamento para um cliente em prospecção não sabendo se de fato o seguro oferecido atendia adequadamente sua necessidade.
A contratação de um seguro compreende a análise objetiva e subjetiva dos riscos (os de danos, os de pessoas ou os de responsabilidade civil) e é a experiência que mostrará os pontos de vulnerabilidade e de criticidade que devem ser protegidos.
Assim, contratar um seguro exige o cumprimento de duas importantes premissas: a análise do risco (e definição do quantum) e a análise das cláusulas contratuais.
Para estar bem segurado é preciso primeiro conhecer bem o risco para saber o que deve e o que pode ser segurado. A partir daí será necessário analisar as condições gerais, particulares e especiais do contrato de seguro para saber se existem limitações que possam prejudicar o recebimento de indenizações de importantes riscos diagnosticados.
Considerando que o trabalho do vendedor-consultor consiste na coleta de informações, análise, discussão e cotação do mercado segurador, desta última atividade surgirá a análise dos contratos, pois, cada seguradora possui sua nota técnica, condições gerais e especiais aprovavas pela SUSEP e as coberturas e exclusões não são as mesmas, exigindo portanto o estudo de diversas variáveis, como: preço, franquias, riscos cobertos, cláusulas limitativas, atendimento de sinistro, prazo de indenização, etc.
Dorante, quando estiver contratando qualquer seguro, aconselho-o a dispensar alguns minutos do seu tempo para conversar com seu corretor. Fale sobre suas preocupações, esclareça suas dúvidas, pois, somente uma convesa esclarecedora poderá produzir os efeitos desejados de uma contratação de seguro que lhe proporcione tranqüilidade que você mais precisar - o sinistro.

0 comentários:
Postar um comentário